quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atenção Plena - parte 1: Introdução


Num artigo publicado no New York Times (Folha de S. Paulo, 24/01/2011), "Os Riscos de Ser Multitarefa na Guerra", Thorm Shanker e Matt Richtel analisam os problemas enfrentados por oficiais da inteligência americana. Esses oficiais ficam conectados on line por horas, recebendo e analisando múltiplas informações simultâneas. O trabalho deles pode ser exemplificado por Josh, um tenente de 25 anos da Força Área dos EUA que "durante 12 horas por dia, (...) monitora uma avalanche de imagens em dez telas" ao mesmo tempo e que fica "com um fone em um ouvido, falando com um piloto no 'hedset no outro ouvido, digitando no 'chat' ao mesmo tempo e olhando as telas".

Dizem os autores do artigo que "os militares têm buscado abordagens inovadoras para ajudar os soldados a se concentrar. Num quartel do Exército em Oahu (Havaí), os pesquisadores empregam o chamado 'treinamento de aptidão mental baseado na atenção plena', para tentar 'reprogramar' a capacidade de foco do indivíduo. O programa consiste em pedir aos soldados que se concentrem em uma parte do seu corpo, como sentir um pé no chão ou a sensação de estar sentado na cadeira, e que então mudem para outro foco, como escutar o zumbido do ar condicionado".


Guardadas as proporções e transpondo isso para contextos civis, isto se parece muito com as atividades de várias pessoas no ambiente profissional. E de muitas mulheres que tentam conciliar (às vezes simultaneamente) tarefas de mãe, dona-de-casa, esposa, profissional, amiga etc.* O que às vezes pode levar a  estresse crônico (e até a um burnout - veja o artigo "Sindrome de Burnout" do Dr. Drauzio Varella), quando tais atividades são acompanhadas de excessiva ansiedade "automatizada". E a atenção plena pode ajudar a pessoa a se reequilibrar, desligando o automatismo da ansiedade crônica.

Veja as 10 breves sequências deste texto: 

Atenção Plena - parte 2: As 3 Mentes;
parte 3: A Mente Racional;
parte 4: A Mente Emocional;
parte 5: Mente Racional x Mente Emocional;
parte 6: A Mente Sábia;
parte 7: Mais sobre a Mente Sábia;
parte 8: Buscando Contato com a Mente Sábia;
parte 9: O Sentimento de Coerência Interna;
parte 10: Mente emocional e mente sábia - como saber a diferença.
___________________
* Fonte da foto: "A ciência comprova que mulheres são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo", em http://hypescience.com/a-ciencia-comprova-que-mulheres-sao-melhores-em-fazer-varias-tarefas-ao-mesmo-tempo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualização de Cultura, por Deolindo Amorim

Este lúcido texto do jornalista, escritor e conferencista espírita brasileiro,   Deolindo Amorim (1906 - 1984), publicado no Anuário Espír...